Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste desenvolve telha fotovoltaica em parceria com empresa

Uma empresa de telhas procurou o Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), para desenvolver um projeto de telha fotovoltaica. Além de ser algo de interesse dos alunos, auxiliando nos estudos, a tecnologia pode ser utilizada em favor da população.

A telha fotovoltaica é um jeito de produzir energia renovável. Nilton Bonfanti, proprietário da empresa de telhas, diz que “além da estética e da proteção que o telhado irá ter, é em um prazo menor que as placas solares”. Bonfanti continua dizendo, que é uma maneira de levar energia para os locais mais afastados que não tem acesso à energia.

Segundo Francielle Pareja, engenheira de produção, a telha tem como objetivo de sensibilizar a população para o sustentável com material de fácil adaptação e manutenção.

Fernando Lewandoski, coordenador do CDTER-PR, diz que o projeto será patenteado pela universidade, oferecendo suporte técnico, cientifico, administrativo e econômico para a empresa.

O post Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste desenvolve telha fotovoltaica em parceria com empresa apareceu primeiro em TV Tarobá Cascavel – Saiba tudo que acontece em nossa cidade.

Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *