Assistência Social abre sindicância para apurar denúncias de maus tratos

A Prefeitura de Cascavel abriu sindicância para apurar denuncias de maus tratos a pacientes que estão internados na unidade II da Residência Inclusiva. O local abriga jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.

Há cerca de dez dias, os vereadores Roberto Parra (PMDB) e Josué de Souza (PTC) receberam uma denuncia de três ex-funcionários e dois pacientes da Residência Inclusiva. A queixa, era da falta de cuidado com alguns pacientes. Segundo os denunciantes, alguns pacientes não recebiam alimentação adequada e curativos deixavam de ser feitos pela equipe de cuidadores. Em uma das situações, um paciente cadeirante, teria sido esquecido a noite no sereno, do lado de fora da casa.

Na tarde de hoje (12), os vereadores Parra e Josué foram até a Residência Inclusiva fazer uma visita. Segundo o Parra, a casa estava limpa e aparentemente tudo em ordem, porém os funcionários do local já tinham conhecimento da denuncia e que a qualquer momento poderiam receber visitas. Eles conversaram com alguns dos cinco pacientes que estão internados na casa, mas como boa parte dos internos tem problemas psíquicos, nada de conclusivo pode ser levantado.

Custo

Cascavel conta com duas unidades de Residência Inclusiva, uma no bairro Tropical e outra no centro da cidade. Cada casa tem capacidade para atender dez pacientes, porém atualmente cada unidade está com cinco internos. Mensalmente, as duas residências recebem R$ 50 mil.

Público Alvo

O público atendido é de pessoas com idade de 18 a 59 anos, com diferentes tipos de deficiência e situações de dependência.

Abaixo assinado

Após ter conhecimento das denuncias, a jornalista Nubia Lisiane Costa, lançou um abaixo assinado na internet, cobrando providências imediatas por parte do poder público e pedindo que a empresa responsável pela terceirização dos funcionários também seja responsabilizada. Para ter acesso ao abaixo assinado clique aqui.

 

 

Liliane Dias/Fotos: divulgação

O post Assistência Social abre sindicância para apurar denúncias de maus tratos apareceu primeiro em TV Tarobá Cascavel – Saiba tudo que acontece em nossa cidade.

Ver Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *